Cirurgia íntima (ninfoplastia)
As alterações da genitália são mais frequentes do que se imagina e além da questão estética, podem acarretar constrangimento, desconforto e dor durante o ato sexual.
A ninfoplastia, também conhecia como cirurgia plástica íntima, consiste na diminuição dos pequenos lábios da vagina, quando estes adquirem um volume desproporcional, tornando-se muito mais visíveis do que os grandes lábios vaginais. A hipertrofia dos pequenos lábios normalmente está associada a estímulos hormonais durante a puberdade ou por causa genética. Também pode ser efeito colateral do uso de esteroides anabolizantes, que provocam aumento do clitóris, além dos lábios vaginais.
A cirurgia visa a redução dos pequenos lábios. É usualmente realizada com anestesia local e sedação, com alta hospitalar no mesmo dia, poucas horas após o término do ato operatório.
Recomendações pós-operatórias
Redução do monte de vênus
O monte de vênus localiza-se acima do púbis, na região onde estão os pelos pubianos. Recebe este nome em homenagem à Vênus, deusa do amor e da beleza. Algumas pacientes possuem essa região muito proeminente. Nestes casos, pode-se realizar a lipoaspiração do monte de vênus. A cirurgia é rápida, podendo ser associada a outros procedimentos de cirurgia íntima ou de outras partes do corpo.
Pode ocorrer inchaço e equimose (rouxidão), que normalmente regridem em 2 a 3 semanas. Recomenda-se evitar relações sexuais nesse período.